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Como tornar sua marca pessoal referência no mercado

Há 20 anos o uso da marca pessoal como poderosa ferramenta para tornar pessoas referência no mercado em que atuam vem sendo utilizada, mas ainda com pouco conhecimento da maioria. Talvez quando Tom Peters escreveu o pioneiro artigo “The Brand Called You”, em setembro de 1997, na revista FastCompany, não imaginasse que 20 anos depois, é cada vez mais necessário o uso da marca pessoal como veículo de diferenciação entre profissionais.

 

marca pessoal
Foto: Banco de Imagens

O foco do meu trabalho é nas pessoas. Mas não qualquer pessoa. Gosto de desenvolver projetos de personal branding para profissionais de alta performance, sejam eles líderes em corporações ou profissionais independentes, que precisam da própria imagem para diferenciar-se.

 

Seja durante as consultorias individuais ou quando converso com grupos, dentro ou fora de corporações, as dúvidas mais recorrente das pessoas, são: como faço meu trabalho aparecer? Como posso vender mais? como me torno referência? O que faço para ser visível e competitivo?

 

Como especialista em impulsionar pessoas e suas carreiras a utilizar o que elas têm de mais precioso – a própria personalidade, suas características únicas – posso afirmar que quem quiser mudar sua imagem de marca pessoal (e eu não esperaria janeiro de 2018), deve estar atento a estas ações:

PROPÓSITO – Pessoalmente, considero muito frustrante apenas trocar jornadas de trabalho por dinheiro quando não tem um propósito. E propósito, para mim, é trabalhar com o que se gosta de fazer, ser útil para si e para outras pessoas. Tente responder a estas duas perguntas: “Você percebe que o seu trabalho tem valor? Ele traz benefícios para o mundo à sua volta e para outras pessoas?” e “Por que você está fazendo o que está fazendo?”. A pessoa que sai da sua casa (ou não), trabalha horas e horas porque precisa do dinheiro, recebe, gasta, come, dorme, acorda, trabalha e assim por diante é muito mais feliz e satisfeita consigo quando sua atividade faz sentido. É simples.

TENHA CONSCIÊNCIA DO SEU VALOR – E não me refiro a dinheiro. Quando sabemos o valor do trabalho que oferecemos, quando temos plena consciência do nosso caráter único e especial, quando conseguimos nos fazer percebidos pelos nossos clientes desta maneira, as pessoas, consequentemente, nos valorizam como marcas admiráveis. É importante deixar claro, quando você exercita o seu marketing pessoal, os problemas que você resolve para o seu cliente, e por que ele vai escolher você e não o seu concorrente.

CONCORRÊNCIA – Eu sempre digo para os meus clientes que eles não devem dar muita atenção à concorrência. Olhar para os lados serve apenas para saber como a concorrência se movimenta no mercado. Ao olhar para dentro e para frente, você se torna mais forte, focado e consegue ser mais visível para o público que lhe interessa.

AUTENTICIDADE – Seja você, com suas qualidades e defeitos. Aliás, quem tem consciência das próprias dificuldades (pessoais ou profissionais) lida melhor com a autoestima, falhas ou derrotas. Não queira parecer perfeito. Ninguém o é, e você vai parecer artificial. Ser autêntico gera identificação e emoção nas pessoas que interagem com você, seja pessoalmente ou nas redes sociais. Lembre-se: sua diferença te faz único no mundo.

NETWORKING – Fazer networking é uma arte. Nada de sair atirando para todos os lados. Em primeiro lugar, acho importante ter objetivo. Foque em interagir, em conhecer pessoas que você percebe que serão importantes na sua jornada rumo ao objetivo. Interaja, entre em contato, exponha a sua intenção. Isso facilita as relações. Ao enviar um convite nas redes sociais, apresente-se, justifique-se. A maioria não faz isso. Então faça! Participe de eventos pertinentes à sua área de atuação e cuide da sua boa imagem de marca.

CONTEÚDO – Deixei por último o que considero o coração de uma parca pessoal poderosa. Produza o seu próprio conteúdo. Ele é só seu, é genuíno, é a pegada que você deixa por onde passa. Escreva sobre suas experiências (o que você faz de melhor é a sua pauta), partilhe seus erros e acertos. Isso gera interesse e utilidade! Se gosta de fotografar, poste o seu olhar sobre o tema que você escolher. Use o LinkedIn Pulse para escrever artigos, ocupe o território que tem o seu nome, a sua marca dentro e fora das redes sociais. Se tem talento para vídeos, explore o Stories do Instagram, o YouTube. Ocupe espaços sendo exatamente quem você é e ofereça o que você faz de melhor. O resultado vem, pode acreditar.

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Luciane Bemfica

contato@lucianebemfica.com

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