Fósforos com conceito - Modaaz
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Fósforos com conceito

Embora seja uma tendência, as Concept Store, não são algo novo, e sim, uma fórmula que se introduziu no mercado há quase 40 anos. Com as pessoas tendo cada vez menos tempo ou disposição para ficarem em lojas físicas, e com o comércio virtual facilitando cada vez mais a vida de todos nós, estes espaços de venda, precisam de algum atrativo, além do produto em si, para sobreviverem num mundo impregnado de alternativas online. E é aí que entra o charme e o diferencial dessas lojas. O que define uma Concept Store, acima de tudo, é ter a capacidade de surpreender e fazer com que um cliente sinta que embarcou numa viagem de descobertas. Sendo um produto de marketing puro, tudo é pensado de A a Z, para agradar aqueles que entram por suas portas, ou, até mesmo antes, já que a fachada também pode dizer que algo não tão comum está no interior de suas paredes. Da decoração a roupa dos vendedores, incluindo o logotipo, a trilha sonora, a forma e matéria das embalagens (papel reciclável, quase sempre), tudo é “encenado” para fazer do lugar único e com o objetivo não só de incentivar a compra, mas também de manter uma relação de conhecimento com o produto, ou com a marca em destaque. Quanto mais inusitadas e diferentes, mais facilmente conseguem encantarem seus adeptos. Num mundo em que a criatividade não tem limites, e onde até o impossível é capaz de acontecer, lançar mão do elemento surpresa, não é tão evidente. Por isso as Concept Store têm universos próprios e giram em torno de variados temas e assuntos, onde tudo pode ser encontrado.

 

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Foto: The Apartment by the Line NY/ Reprodução Pinterest

 

O que esse tipo de venda, quer nos mostrar é que lojas já não são apenas lugares para comprar, são também lugares de aprendizagem, inspiração e até mesmo imersão no contexto do produto. Em Nova Iorque, existe uma delas que se chama The Apartment by the Line, que faz com que o cliente sinta como se tivesse sido convidado para uma casa particular, onde tudo está à venda. Os objetos, englobando artigos de moda, para o lar, produtos de beleza e obras de arte originais, ganham um novo significado e valor através da situação em que se encontram.

 

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Foto: Oprah Store- Chicago/Reprodução Pinterest

 

Também nos Estados Unidos, em Chicago, a Oprah Store, se dedica a vender somente os produtos preferidos da apresentadora americana Oprah Winfrey. Já Solis Lucrum, na Espanha, é um outro modelo bem inusitado. A atmosfera feita para vender peças de alta costura feminina, é algo como Alice no Pais das Maravilhas . Toda a instalação da loja, o esforço em criar um ambiente de sonho, pode ser visto em cada detalhe. Música, acrobacias que lembram o Cirque du Soleil, misturam o contemporâneo e o retrô.

 

Foto: Solis Lucrum- Espanha/Reprodução

 

Aqui em Paris há cada vez mais esse gênero de vendas. Seja qual for o estilo, as Concept Store, um dos endereços favoritos dos parisienses. Eu me incluo bem feliz entre as adeptas. Uma das minhas preferidas é a Merci. Um lugar super cool e que, entre roupas estilo vintage, sapatos, acessórios fofos, trabalhos de designers não conhecidos, mas nem por isso menos competentes, decoração para casa, louças diferentes, luminárias, com preços que variam e que cabem em todos os bolsos, encanta com um ambiente moderno, descolado e muito agradável. Além disso, boa parte de toda renda vão para as crianças de Madagascar, o que talvez, seja uma boa estratégia de associar o consumo à caridade, e passar a ideia de comprar com menos culpa e com a sensação de estar fazendo o bem a quem precisa. Ainda, de “brinde”, tem um restaurante orgânico delicioso. Esses dias fui lá só para almoçar com uma amiga, mas para não sair de estômago cheio e de mãos vazias, não resisti a uma linda caixinha de fósforos gigantes, com desenho de caveira e cheios de “conceito”, por 7 euros!

 

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Foto: Store Merci- Paris/ Reprodução Pinterest

 

Adoro garimpar essas coisinhas! Já meu marido, prefere a Concept Store da Renault, localizada na conhecida Avenida Champs Elysée. Num enorme espaço, a famosa marca de carros, além de vender seus últimos lançamentos, também expõe ao público protótipos de modelos futuros, ou mesmo fictícios, exemplares de Formula 1 e várias atividades interativas para todas as idades, além, é claro, de um restaurante com vista panorâmica (obviamente, a parte que mais gosto).
Cada Concept Store, é na verdade, uma experiência de compras que vai muito além de uma mera loja, pode mexer com o bolso, mas também com os sentidos.

Confira abaixo o vídeo da minha visita a Loja Merci em Paris.

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Luciana Michel

lu.fgmichel@gmail.com

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