Guarda-roupa Funcional: Descubra agora como montar o seu! - Modaaz
X

Guarda-roupa Funcional: Descubra agora como montar o seu!

Você já parou para pensar em quanto tempo perde escolhendo o look do dia? Isso acontece porque, apesar de ter muitas peças à disposição, nem sempre elas estão de acordo com as suas necessidades e seu estilo. E é justamente para acabar com esse drama que existe o conceito de guarda-roupa funcional. Mas o que isso significa exatamente? Vem descobrir e aprender a montar o seu!

O que é um guarda-roupa funcional

guarda-roupa funcional
Foto: Marie Kondo/Reprodução Instagram

Shop the Look

Equilíbrio. Se existisse uma palavra para definir um guarda-roupa funcional seria essa. Isso porque a ideia aqui não é sair comprando roupas, calçados e acessórios para todas as ocasiões. Mas encontrar a proporção certa entre os básicos must have e aquelas peças com mais personalidade e que atualizam as produções. Tudo isso, claro, respeitando seu estilo, personalidade, dia-a-dia e tipo de corpo.

Como montar seu guarda-roupa funcional:

Agora que você já entendeu um pouco do conceito, é hora de pensar na prática. De maneira geral, especialistas recomendam que um guarda-roupa funcional deve seguir algumas proporções: 70% de peças base, 20% de peças estrelas e conectoras e 10% de peças atualizadoras

1. Peças base

guarda-roupa funcional
Foto: Jules/Reprodução Instagram

Shop the Look

As peças base são aquelas que você mais vai usar, principalmente no dia a dia. Por isso, o ideal é que elas combinem com sua rotina, com o dresscode dos ambientes que frequenta e com o seu corpo. A ideia é que elas lhe deixem seguraEntretanto, não existe uma regra de quais roupas ter no seu closet, já que isso vai depender muito de cada pessoa. Mas dá para investir em algumas essenciais, como, por exemplo, camisa branca, uma calça jeans com um bom corte, um casaco, e por aí vai. Descubra o que você mais gosta de usar e tenha sempre no armário. 

2. Peças estrelas e conectoras

guarda-roupa funcional
Foto: Camila Carril/Reprodução Instagram

Shop the Look

Para suas produções não ficarem sempre com cara de básico de todo o dia, é fundamental ter peças conectoras. São aqueles itens que ajudam a dar unidade ao visual. Entre alguns exemplos temos a t-shirt branca, a jaqueta de couro, o scarpin nude. Eles são a finalização perfeita para qualquer combinação que você fizer. 

Já as peças estrelas são o que nós também podemos chamar de statement. Aquelas que sozinhas já roubam a cena, como um casaco animal print. Além disso, são ótimas para criar um outfit marcante quando você quiser sair do básico. 

3. Peças atualizadoras

guarda-roupa funcional
Foto: Livia Auer/Reprodução Instagram

Shop the Look

Para completar seu guarda-roupa funcional, a menor porcentagem fica reservada às peças atualizadoras. Que nada mais são do que aquelas tendências que estão bombando e que dão uma carinha de atual para os seus looksComo variam a cada estação, não dá para sair enchendo o closet com elas. Mas alguns investimentos são interessantes. Assim, você fica com um visual atualizado, só que sem o excesso de peças que podem sair de moda na próxima estação. E aqui a dica para adquiri-las é escolher com calma e consciência. E não esqueça de analisar o custo x benefício dessas compras.  

E você, como andam as proporções do seu guarda-roupa? Uma forma bacana de analisar se ele é funcional ou não é organizando a bagunça e fazendo um detox no closet

mm

Modaaz Team

Equipe especializada na criação de conteúdo digital de moda.

O conteúdo desta página é de absoluta responsabilidade do(a) autor(a), não expressando a opinião do site MODAAZ e suas empresas. Se a expressão nele contida for ofensiva ou violar os termos de uso do site, sua política de privacidade ou violar a legislação de direitos autorais, denuncie por meio dos nossos canais de comunicação indicados no rodapé do site.

Leia também

@modaazoficial