O Que Desfilou nas Ruas do Inverno Parisiense: Por Lou Michel - Modaaz
X

O Que Desfilou nas Ruas do Inverno Parisiense: Por Lou Michel

Se aqui no hemisfério norte é hora de derreter de calor e se mandar para praia, aí do outro lado, já se pode começar a pensar, aos poucos, em ir dando lugar a peças mais quentinhas para aconchegar o nem tão frio, mas não menos charmoso, inverno brasileiro.

Apesar da tradição de desfiles e maisons de luxo, que são sempre associadas a Paris, quando o assunto é moda e comportamento, para mim, não há passarela mais importante e inspiradora que as ruas da cidade no inverno parisiense.

Sem medo de ser julgada, acho que as francesas têm um charme natural e uma simplicidade chique, que não vejo em nenhum outro lugar do mundo. Acreditem, elas são ícones sem saber, não têm a pretensão de serem imitadas e nem sabem o quanto são!

Mesmo com as temperaturas bem baixas, o estilo não é deixado de lado, e nem sempre é preciso muitos detalhes para isso. O street-style de uma parisiense é capaz de aquecer qualquer look. E para as interessadas em fazer desse inverno um pouco “à la française”, algumas dicas do que não faltou nas calçadas congeladas de paris.

Inverno Parisiense
Foto: Reprodução Instagram / Lou Michel

Feio, mas fashion!

Os primeiros que vi foram os lançamentos da Balenciaga e logo pensei: “Mon Dieu”, mas que coisa horrível! Como alguém pode usar isso?

Mas a verdade é que, os dad shoes ou ugly shoes, como são carinhosamente chamados, são os mais usados entre os tênis tendências do inverno parisiense, apesar de terem todas as características para serem detestados, andam calçando os pés das maiores influenciadoras de moda do momento e, é claro, de todas as suas seguidoras.

Se nosso querido feiinho foi apresentado pelas carérrimas grifes de luxo, que variam seus preços entre 400 e 1500 euros, foram as marcas mais acessíveis que o tornaram star da temporada. Com preços bem menos salgados, (entre 40 a 150 eurinhos), mas nada menos modernosos, rapidamente viraram populares e mais fáceis de serem adquiridos.

Para quem como eu, imaginava que não se encaixariam em look algum, enganou-se! Misturados com saias longas, midi ou curtas, calças largas ou slim, vestidinhos comportados e até com um sóbrio terninho, chegaram para assumir o toque fashion de qualquer produção e mostrar que beleza não é fundamental, estilo sim!

Inverno Parisiense
Foto: Reprodução Pinterest

Shop the Look

O clássico casou com o cool

Um casamento que deu bem certo, que uniu estilos diferentes e que é uma das paixões parisienses, é a mistura de blazers ou casacos de cortes tradicionais e certinhos, grossos ou mais leves, com o adorado  moletom “velho de guerra”. A bela dupla parece se completar perfeitamente, ainda mais quando o confortável ícone feito de algodão, é arrematado por um amplo capuz. Além de dar um look cool no clássico, ou vice-versa, a descolada combinação, própria para o inverno, esquenta sem tirar o estilo.

Torcicolo

Um cachecol pode fazer a diferença. Se tem um item que a parisiense não abre mão, e não só quando as temperaturas caem drasticamente, são as echarpes.  Mudando cores e tecidos, eles estão presentes até mesmo na amena e agradável primavera francesa, mesmo que sua função seja apenas para dar um charme complementar ao look. Porém, a peça se torna realmente indispensável e obrigatória, durante o inverno. Quando se trata de manter o pescoço aquecido, aqui não se poupam esforços para adorar esse aconchegante acessório. Mais parecendo um protetor anti torcicolo, são exageradamente maxis e ninguém hesita em brincar com seus materiais e padrões. Lã de Cashmere, mohair ultra suave, lisos ou coloridos, tudo é permitido! Quadrados ou retangulares, o importante é serem oversizes!

Esses mínis cobertorezinhos, ou nem tão mínis assim, são a marca registradas das parisienses, que se protegem para enfrentar o frio e a neve, se perderem o charme.

Inverno Parisiense
Foto: reprodução Instagram / AMBER FILLERUP CLARK

Casal Calafrio

Se é quase uma regra abrigar o pescoço, o mesmo não serve quando se trata dos tornozelos. Não sei o que aconteceu neste último inverno, mas parece que, independente dos tecidos e modelagens, as calças encurtaram e deram as mãos para os soquetes, sim, aqueles curtinhos que não aquecem nada. Esse “casal” chega a dar calafrios!  Tudo bem, acho lindo esse “namoro” de tendências, não fosse o frio que faz por aqui.

Ursinho de pelúcia

Se até o inverno passado, os materiais ecologicamente corretos, dos quentinhos casacos de pelo, ainda tentavam aprimorar suas fabricações para se aproximarem o máximo possível da aparência de uma pele verdadeira, este ano, ao contrário, fazem questão de parecerem ter saído de alguma fábrica de ursinhos de pelúcia, e não escondem que, em tempos de preservação do planeta e das espécies, quanto mais falso melhor. Lisos, coloridos, animal print, over ou mais discretos, as francesas, sempre muito conscientes, aderiram geral essa trend e usando e abusando dela nesse inverno.

Inverno Parisiense
Foto: Reprodução Instagram / KATHERINE BOND

Shop the Look

mm

Luciana Michel

lu.fgmichel@gmail.com

O conteúdo desta página é de absoluta responsabilidade do(a) autor(a), não expressando a opinião do site MODAAZ e suas empresas. Se a expressão nele contida for ofensiva ou violar os termos de uso do site, sua política de privacidade ou violar a legislação de direitos autorais, denuncie por meio dos nossos canais de comunicação indicados no rodapé do site.

Leia também

@modaazoficial