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Deixou de ser raro mudar de carreira depois dos 40

Mudar de atividade profissional depois do 40 anos me parece ser um movimento cada vez mais comum no Brasil. Seja motivado pelas mudanças econômicas ou tecnológicas no mercado de trabalho, seja pela busca da satisfação pessoal. O fato é que, cada vez mais, percebo mais profissionais mudando suas carreiras.

mudar de carreira
Foto: Banco de Imagens/Reprodução

Uma mudança bem-sucedida passa por reflexão, planejamento e coragem. E digo isso porque passei por este processo há dois anos, provocada pela revolução tecnológica do mercado de trabalho. Trabalhei boa parte da vida profissional como jornalista em redação de jornal diário impresso e digital. A minha mudança foi motivada pelo mercado. A tecnologia, e a sustentabilidade econômica mudou a dinâmica das empresas: enxugamento, demissões, fusões, transformações.

Ao me deparar com uma reportagem publicada na Forbes Brasil sobre mudança de carreira depois dos 40, refleti sobre as dicas que a matéria traz para quem está ou pretende dar start neste processo.

As dicas da Forbes:

1. Pense em como suas habilidades e interesses podem se traduzir em uma nova carreira.

2. Trabalhe para entender o que você quer fazer a seguir.

3. Sintonize seu coração, não apenas sua mente.

Olhar para dentro em busca dos talentos e competências que vão além do que você faz hoje é o primeiro passo. Eu pensava que só sabia ser jornalista. Ao ingressar no MBA em Negócios Digitais, ampliei minha percepção de mercado e de possibilidades. Foi nesse processo que descobri o Personal Branding, que hoje é a minha atividade principal. Ao identificar um novo interesse profissional, fiz um curso básico para vivenciar e eliminar dúvidas.

4. Encontre suporte, e escolha com sabedoria.

Pedir apoio, conversar com pessoas da sua confiança e que conhecem bem a sua trajetória ajuda muito neste processo. Procurar profissionais que estão no mercado que você pretende entrar é muito importante pela visão de mercado.

5. Retome contatos na sua rede.

Esta é uma das dicas mais importantes. Fazer bons contatos, ter uma network qualificada. Eu, na época, não tinha porque por muito tempo, e de maneira errada, não cogitava a possibilidade de sair do jornalismo diário. Então se você pretende mudar, comece hoje a rever as suas conexões. Refaça contatos, mostre-se presente com conteúdo qualificado, seja gentil. O que vai, volta.

6. Procure por um grupo de mentores profissional.

Nem todo mundo tem condições de seguir esta dica. Quem vai recomeçar precisa investir em várias coisas, e ter um mentor às vezes pesa no orçamento. Eu não tive. Mas há alternativas como, por exemplo, palestras com profissionais que são referências na atividade escolhida, livros, pesquisa. Avalie a possibilidade de fazer contato direto com a pessoa que te inspira para pedir conselho, esclarecer dúvidas. O não você já tem.

7. Inicie um projeto à parte e encontre outras maneiras de obter as ferramentas de seu novo ofício.

Se você planeja mudar e ainda está ativo no mercado de trabalho em sua atual atividade, aproveite o tempo. Trace suas metas, prepare todo o terreno enquanto ainda tem um aporte financeiro regular. A mudança desestabiliza as finanças porque requer investimentos e pela entrada em um novo mercado.

8. Considere oferecer seus serviços gratuitamente.

Antes de lançar-se em um novo mercado, em uma nova atividade, é preciso testar modelos de atendimento, de prestação de serviço. Ofereca seus serviços para algumas pessoas como forma de avaliar a sua atuação.

9. Mude sua mentalidade.

É preciso ressignificar. Ao começar a nova atividade com consultorias em Personal Branding, tinha que explicar que atividade é esta, para quê serve, que tipo de problema eu ajudo a resolver. Então muitas vezes ainda dizia que sou jornalista (que continuo sendo…) porque me incomodava em ter que explicar. Passei desta fase.

10. Faça um plano de negócios.

Este, na minha opinião, fez muita diferença. Nunca tinha feito um plano de negócios na vida. E nem achava que precisaria. O plano de negócios é o guia. Lá estão quem você é, o que é o seu negócio, para quem você vende, onde vende, como vende, por que alguém vai comprar de você, no que é preciso investir e o que você vai ganhar.

O plano de negócios é tão importante para quem desenvolve a própria marca, que incluí na consultoria individual e em mentorias avulsas.

11. Fale sobre isso.

Comunicar de maneira adequada, falar diretamente com o público que você quer reflete diretamente no retorno que você terá na sua nova atividade profissional. Além do boca-a-boca, olhar para o marketing digital com atenção, fazer uso estratégico das redes sociais são experiências que recomendo.

12. Saia da sua zona de conforto.

A entrada em um novo mercado exige esforços além do costume. Um exemplo disso é publicar conteúdo em vídeos. Tenho vários clientes que relatam esta dificuldade. Por falta de exercício, de costume, por sentirem-se desconfortáveis. O bom uso da tecnologia abre novas oportunidades. Ao experimentar a entrega de conteúdo no Stories do Instagram, tive um ótimo retorno do público que me acompanha naquela rede.

13. Tenha aulas.

Adquirir conhecimento é um investimento constante. Decidi que meu modelo de negócio é baseado no meu conhecimento, na minha bagagem pessoal, cultural, profissional. O serviço que vendo depende totalmente da elaboração e entrega do conhecimento que tenho sobre a minha atividade. Então ao inscrever-se em um curso, palestra, workshop, pense se aquele conteúdo vai agregar e valorizar a sua entrega de valor.

14. Cuide-se.

15. Considere viajar.

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Luciane Bemfica

contato@lucianebemfica.com

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