Sobre os relacionamentos - Modaaz
X

Sobre os relacionamentos

Eis um tema provocante: o dos relacionamentos. Esse é um assunto que mobiliza bastante as pessoas. Mas o que será que causa tanto furor nesse quesito? Basta notarmos o zelo que muitos têm pelas relações alheias. Intrigas, desentendimentos, seja no meio profissional ou pessoal. Afinal, o que faz as relações chamarem tanto a atenção?

Optei por uma abordagem ampla, sem me aprofundar em um tipo específico de relacionamento, porque qualquer espécie de relação se apoia em um modelo inicial. Lá nos primórdios da vida, ainda incipientes, somos nada além de um corpinho. Esse corpinho clama por necessidades básicas de cuidado, como o alimento, a higiene… não sentimos nada além do que o organismo demanda. Porém, ainda nessa fase da vida, somos colocados em contato com outros humanos, que nos dão mais. Junto com o alimento, recebemos afago, calor, cheiro, som. Junto com a higiene, recebemos toque, carinho. Tudo isso, na melhor das hipóteses, sim? Nem todos têm a mesma sorte.

sobre relacionamentos
Foto: Banco de Imagens

No fim das contas, portanto, somos introduzidos à relação interpessoal. Nem gente somos ainda, nos falta um percorrido para podermos nos perceber como alguém, como único, como sujeito, mas já estamos impelidos a nos relacionarmos. 

Durante o processo que é o de se reconhecer como ser humano, estamos em contato com outro, alguém que exerça as funções paterna e materna. Estamos observando, pois essa tal de vida, principalmente no começo, é repleta de novidades. Estamos experimentando sensações, algumas que causam prazer, outras que provocam desprazer. Estamos percebendo que existem diferentes pessoas, e algumas se tornam referências. É assim, então, que se inicia nosso movimento interativo. É possível, só a partir daí, notar a complexidade desse assunto. 

sobre relacionamentos
Foto: Banco de Imagens

Vamos crescendo, vamos conhecendo outras pessoas, vamos à escola. A escola é um grande marco, pois acabamos conhecendo a professora, que é uma pessoa nova, mas também uma nova referência. Antes, tínhamos algumas figuras em casa, dentro da família, que ficaram por tanto tempo marcando essa presença e construindo, dentro de nós, sua representatividade. Na escola temos que descobrir, por conta própria, como se interage, como se faz uma amizade. Evidentemente, isso já foi estimulado em situações sociais anteriores. Porém, na escola, é você e você mesmo, por conta própria. É chegado o momento de se jogar, de descobrir sozinho qual a maneira de fazer isso. A escola é um verdadeiro mundo novo. E, a partir dela, está se desenvolvendo qual a forma que estabeleceremos nossas relações. 

Existe, então, algo mais antigo do que relacionamentos? Algo anterior? É através das relações que nos tornamos gente, que aprendemos, que crescemos, que nos constituímos. Não vejo segredo algum na curiosidade que esse assunto provoca nas pessoas. 

sobre relacionamentos
Foto: Banco de Imagens

Agora, em se tratando de relações amorosas, que costumam ser especialmente provocativas, qual não é? Não nos apaixonamos por animais? Não nos apaixonamos por amigos? Não estamos compelidos a encontrar alguém e desejar ser o par desse alguém? Não somos amantes das nossas profissões? Tudo gira em torno do amor. Até mesmo o ódio é um afeto. E, em sendo um afeto, é sentido. As coisas ou as pessoas por quem sentimos ódio existem para nós, pois sentimos afeto por elas. O assunto é complexo. E nós, seres humanos, também.

Franciele Andrade

francielepsico@gmail.com

O conteúdo desta página é de absoluta responsabilidade do(a) autor(a), não expressando a opinião do site MODAAZ e suas empresas. Se a expressão nele contida for ofensiva ou violar os termos de uso do site, sua política de privacidade ou violar a legislação de direitos autorais, denuncie por meio dos nossos canais de comunicação indicados no rodapé do site.

Leia também

@modaazoficial

Lingeries 😍
Confira os produtos da BLACK FRIDAY- modaazshop.com.br
.
.
#modaaz #blackfriday #trends2020 #lingeries #shopnow #modaazshop #dicadelook
Brilho né mores ✨
.
#lookinspiracao para essa sexta, com o outfit de lurex super trendy da maravilhosa @nativozza 😍
Outfit digníssimo de elogios!
.
.
#modaazofcial #friday #trendy #ootn #looknight
Se joooooga no feriado girl! 😎🌊 Alguém mais queria estar num lugar paradisíaco assim, dando um tibum igual como a @camilacoelho!? Expectativa x realidade, conta pra gente como tá por aí?
🖤 🛒 Se você é dessas que não resiste a melhor época de compras do ano, com certeza, já está de olho nas sales que vão rolar na BLACK FRIDAY do ModaazShop! LINK NA BIO...
⠀
👉🏻 Compre fácil: 
1º) Clique  na foto para aparecer e confirmar o produto.
2º) Clique  em cima do valor e depois clique em “ver no site” para acessar a nossa loja online.
3º) Confira os tamanhos e cores disponíveis, selecione o que deseja e finalize a compra! 
CONHEÇA O SITE: 
www.modaazshop.com.br .
.
#shopnow #vempromodaazshop #sejalinda #shop #modaaz #modaazshop