Sobre os modismos terminológicos - Modaaz
X

Sobre os modismos terminológicos

Teretetê, algumas expressões entram na moda. São lugares comuns como ‘gratidão’, ‘força, foco e fé’, ‘resiliência’, ‘empatia’, ‘mimimi’… Como a ideia desse espaço é instigar para que as pessoas pensem, estou disposta a escrever sobre isso e propor o pensar.
A moda está aí para ser usada, certo? Mas não é por isso que qualquer pessoa vai usar uma roupa da moda pelo simples fato de ela estar em voga. Ela só vai aderir a uma tendência se se identificar com o modismo.
Já, com as palavras, noto que não há tanto filtro. Percebo que as pessoas aderem aos termos ‘da moda’ sem muito critério. Leem, acham bonito e reproduzem. Quão importante é analisar as palavras! Porém, essa análise vai muito além de buscar o significado no dicionário. Muito além!!!! Se o sujeito é daqueles bem rabugentos, que vive se queixando e reinando, mas seguidamente publica uma #gratidão, ou #gratitude… – imaginem o emoji revirando os olhos.

 

modismos terminológicos
Foto: Banco de Imagem

 

Quando vejo um popularismo terminológico, fico angustiada porque imagino que a adesão a certas expressões por uma grande massa está atrelada ao contrário do pensar. Não acredito que as pessoas adotem palavras por, genuinamente, se identificarem com o significado delas. Cheguei a esse ponto porque, há poucos dias, me peguei pensando sobre o termo empatia. Essa expressão representa a capacidade de se colocar no lugar do outro. Legal! Muito bonito! Porém, pensem em uma coisa aqui comigo: alguma vez você já se pegou dizendo que determinada pessoa, ou grupo de pessoas, fica de ‘mimimi’? Você já falou para alguém relevar algo por acreditar que aquilo não merece tanta importância?
Sabe qual é a verdade? Lá vou eu com um clichê: ninguém sabe a dor do outro! Se algo é desimportante para você, para o outro pode não ser! Se algo toca você e não toca o coleguinha ao lado, é porque cada um tem sua história e sente as vivências de uma maneira particular! Se você acha que o beijo gay na novela das oito não deveria ir ao ar em horário nobre, existem outras pessoas que acreditam que devem ser quebrados os tabus! Cada um tem seus princípios e suas crenças! E é por isso que acontece esse “mimimi”!
E aí? E a empatia? Honesta e particularmente, acredito que pouquíssimas, raríssimas pessoas, praticam verdadeiramente a empatia. Mas o termo tá na moda! Todos deveriam fazer o exercício de se colocarem no lugar do próximo. Meu… desculpa, mas não acho que seja suficiente. Sabe no que eu acredito? Creio em CONSIDERAÇÃO. Sim!!!! Consideração é MUITO MAIS LEGAL que empatia. É MUITO mais palatável.
A consideração é algo abrangente, que independe de você estar em condições de entender como o outro se sente. A consideração desconsidera a sua visão das coisas, a sua forma de entender e a forma de como você lidaria com determinada situação. Ela simplesmente considera o outro! Ela desautoriza a intolerância!!!!!! OLHA QUE BONITO ISSO!!!! Já pensou num mundo onde a intolerância fosse desautorizada? Num mundo onde a sua maneira de reagir ou de pensar não fosse desqualificada, menosprezada, achincalhada? A meus olhos, esse seria o mundo ideal. Um mundo em que as pessoas pensassem mais sobre o que elas reproduzem aleatoriamente – imaginem o emoji da menininha com os dois bracinhos fazendo sinal de ‘sei lá’. Um beijo!

Franciele Andrade

francielepsico@gmail.com

O conteúdo desta página é de absoluta responsabilidade do(a) autor(a), não expressando a opinião do site MODAAZ e suas empresas. Se a expressão nele contida for ofensiva ou violar os termos de uso do site, sua política de privacidade ou violar a legislação de direitos autorais, denuncie por meio dos nossos canais de comunicação indicados no rodapé do site.

Leia também

@modaazoficial