Investir na carreira internacional requer estratégia e conhecimento de mercado - Modaaz
X

Investir na carreira internacional requer estratégia e conhecimento de mercado

O questionamento de um amigo desencadeou o assunto deste artigo. Alexandre Pinheiro Machado é um talentoso mentor de jovens empresários no Brasil. Conhece bem o mercado financeiro e, assim como eu, deixou a vida corporativa para voar sozinho. A pergunta do Alexandre é: “Portugal leva mais a sério esse trabalho de fazer uma carreira/trajetória empreendedora de uma maneira estruturada e com estratégia do que o Brasil? Tenho essa sensação”.

 

carreira internacional
Foto: Reprodução Pinterest

Não acho que o Brasil não perceba esta necessidade. À medida em que as pessoas tomam conhecimento de que elas mesmas podem impulsionar suas carreiras desde que saibam quais são suas fortalezas reconhecidas (talentos e habilidades), conseguem reposicionar suas marcas no mercado onde atuam. Isso melhora a performance dentro de corporações e melhora o desempenho de profissionais independentes que precisam vender seus serviços (serem escolhidos pelos clientes em potencial). Penso que o Personal Branding é importante e muita gente ainda não sabe o quanto precisa.

Penso que profissionais que trabalham com estratégia (objetivo claro sobre onde está e onde quer chegar é o ponto de partida), fazer um plano de negócios e coloca-lo em prática é a forma correta e certeira de atingir qualquer mercado, seja ele dentro ou fora do Brasil. Porém, é preciso ainda conhecer basicamente, minimamente, o mercado que se quer atingir. Foi isso que fiz ao longo de 2017, quando estruturei minha estratégia de expansão para fora do Brasil.

É claro que a estratégia inclui uma networking inteligente. Fazer contato com pessoas-chave, gente escolhida a dedo para que a estratégia tenha resultados dentro do prazo que se pleneja. Intuitivamente é mais difícil, demorado e pouco assertivo. É preciso técnica e feeling.

Minha atividade é basicamente orientar e apoiar profissionais de alta performance a tornarem-se mais visíveis e bem posicionados em seus mercados desde que tenham objetivos claros e muita vontade de atingir resultados usando o que eles têm de melhor: a marca pessoal.

mm

Luciane Bemfica

contato@lucianebemfica.com

O conteúdo desta página é de absoluta responsabilidade do(a) autor(a), não expressando a opinião do site MODAAZ e suas empresas. Se a expressão nele contida for ofensiva ou violar os termos de uso do site, sua política de privacidade ou violar a legislação de direitos autorais, denuncie por meio dos nossos canais de comunicação indicados no rodapé do site.

Leia também

@modaazoficial