Esta não é uma resenha crítica sobre o livro da Gisele Bündchen. Meu interesse no conteúdo de “Aprendizados” é analisar o posicionamento estratégico da marca pessoal da ex-modelo-ícone de uma geração, empresária e embaixadora da Boa-Vontade para o Meio Ambiente da ONU pela narrativa do livro.
Considero a marca pessoal de Gisele um bom exemplo de branding porque claramente tem gestão e estratégia: suas ações públicas e presença digital são controladas. Ela – e quando digo ela me refiro ao seu staff familiar (as irmãs trabalham com a marca) – cuida da gestão da imagem pessoal e profissional de acordo com seus valores e crenças pessoais.
POSICIONAMENTO
“Essa é a história da minha vida pública. Mas tudo o que vivi em público tem pouquíssima relação com quem realmente sou, com o que mais importa para mim, ou com as coisas que acredito e com o desejo de oferecer para o mundo.”
A frase de Gisele Bündchen explica por que sua vida privada sempre foi (e ainda é) privada. Gisele optou por posicionar-se como modelo com postura irretocável e disciplina, o que incluiu mostrar apenas o que dizia respeito à profissão. A Gisele pessoa privou o público da sua vida pessoal por escolha. Cercou-se de pessoas da sua confiança e controla 99% da sua imagem de marca.
Personal branding é fazer a gestão estratégica da marca pessoal. A frase de Gisele é uma afirmação de que sua vida pessoal e profissional, enquanto modelo, não representava a mesma pessoa, Ela mesma se refere à Gisele modelo como “Ela”, a personagem que encarnava em nome da escolha profissional.
É provável que se na época em que Gisele era modelo houvesse Instagram como se usa hoje, seria mais difícil só expor a Gisele modelo sem mostrar quem ela realmente é.
AUTOCONHECIMENTO
(A BASE DE MARCAS PESSOAIS FORTALECIDAS E DESEJÁVEIS)
“Tudo começa com autoconhecimento, e ter consciência de si é um processo. Não é algo que nasce com a gente, mas que se desenvolve com o tempo. Só sei o seguinte: quanto mais você se conhece e sabe no que é bom e o que lhe traz alegria, mais fácil é manter o foco no que quer exteriorizar – o que, por sua vez, torna mais fácil externar o que deseja”.
Pessoas que buscam as ferramentas do autoconhecimento a fim de desenvolverem-se como indivíduos conscientes de seus talentos, habilidades e fraquezas tornam-se, consequentemente, mais fortes e decididas. Sabem dizer não com justificativa e sem culpa e sabem fazer escolhas com menor potencial de dúvidas.
O autoconhecimento é a base de marcas fortes e a partir do seu desenvolvimento, o aprendizado serve para a vida como um todo. Não apenas no exemplo de Gisele, mas ao analisar marcas de pessoas que se destacam em outras áreas, todas superaram os próprios limites foram além porque há características evidentes como a autoconfiança, fé, resiliência e força interior.
REFERÊNCIAS DE MARCA
“Eu me inspiro em outras pessoas, mas isso não significa que me compare com elas. Este tipo de comparação é inútil. Por quê? Porque todos nós temos algo especial, pois cada um de nós é único. Se você perde tempo se comparando a outra pessoa, a única coisa que está fazendo é abrindo espaço para a frustração e o fracasso.”
Um dos exercícios que gosto de fazer na minha consultoria para desenvolver marcas pessoais é sobre referências de marca. Ter pessoas que nos inspiram seja pelo que fazem, pelo que pensam ou como vivem a vida pode ajudar a tomar uma atitude ou decisão com base em vidas reais e autênticas.
Não é sobre se comparar ao outro, mas observar o movimento e a história de pessoas que nos identificamos e admiramos para extrair boas práticas. Por mais que se queira copiar o outro, a cópia nunca será igual porque a matéria-prima de cada um é única.
ESTRATÉGIA
A afinidade com as questões ambientais e a natureza, conforme Gisele narra em boa parte do livro, é mais do que uma justificativa para que sua imagem atual seja fortalecida ao estar ligada à proteção do meio ambiente. Assim, quando deixou a carreira de modelo, deu continuidade aos negócios que envolvem seu valor com a imagem de marca pessoal ao comunicar claramente seu posicionamento. O critério para ligar seu nome e imagem às causas e marcas que acredita, de acordo com seus valores pessoais.
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