Um bom planejamento em personal branding contempla sempre o marketing pessoal como estratégia de visibilidade. Neste ano de 2018 destaco três tendências que vão fazer diferença para quem planeja posicionar-se melhor no mercado em que atua: vídeos, WhatsApp business e o poder do micro-influenciador digital.
Vídeos
Acredito que o conteúdo autoral sempre será o poder de uma marca pessoal. E conteúdo a informação que disponibilizamos sobretudo nas plataformas digitais como blogs, sites e redes sociais. A forma como produzimos e publicamos conteúdo varia de acordo com as características de cada pessoa.
Em 2018, o conteúdo por meio de vídeos deve se consolidar como o grande meio para marcas e pessoas, sobretudo os vídeos sem pós-produção. Isso quer dizer que a autenticidade, a imperfeição, é a característica mais importante para quem quer se sobressair por meio da visibilidade com os vídeos.
“O consumo de vídeo nas redes sociais está em franco crescimento, prevendo-se que atinja 80% do tráfego online em 2018”, segundo Sandra Alvarez, Managing Director da PHD Media, de Portugal. Elisabete Ferreira, Digital Strategy Director da JWT vai além: “O vídeo live poderá ser o formato eleito para campanhas de recrutamento, relações com investidores, corporativas, etc”,
WhatsApp com perfil business
Em 2018, o WhatsApp enfim terá uma versão para empresas. A novidade vai possibilitar às marcas falarem diretamente com seus clientes por mensagens via WhatsApp, com uma funcionalidade a mais: descritivo de serviços, horário de atendimento e localização.
Mais poder aos micro-influenciadores
Os micro-influenciadores, que têm entre 1 mil e 100 mil seguidores (em oposição a macro-influenciadores com uma audiência de cerca de 10 milhões de seguidores) ganharão atenção da publicidade porque têm necessariamente o que uma grande marca precisa: a proximidade com o público.
Assim, os influenciadores locais, que têm menos seguidores mas mais poder de influência vão fazer parte do circulo de abordagem das marcas. Mas para ser um micro-influenciador significativo, é preciso estreitar o relacionamento com o público, em vez de aumentar o número de seguidores.
Fato: O Instagram é o núcleo principal da atividade de micro-influenciadores nas redes sociais.
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